AO LONGO DE 2022, PARANÁ GARANTE BOLSAS A ATLETAS E LEVA ESPORTE AOS 399 MUNICÍPIOS

AO LONGO DE 2022, PARANÁ GARANTE BOLSAS A ATLETAS E LEVA ESPORTE AOS 399 MUNICÍPIOS

Sem folga no calendário, as ações da Superintendência Geral do Esporte no ano de 2022 começaram com o Verão Paraná e seguiram com os Jogos Oficiais do Estado, novos programas e incentivos como o Geração Olímpica e Proesporte, culminando com o lançamento da nova etapa da temporada, o Verão Maior Paraná. O superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, disse que foram várias conquistas que marcaram o esporte paranaense, como o primeiro lugar nos Jogos da Juventude e evolução no Proesporte, com mais de 20 milhões de reais que atenderam em torno de 500 projetos esportivos. Wirbiski também destacou o programa Geração Olímpica e Paralímpica, que é o maior programa de bolsas do Brasil, e os Jogos de Aventura e Natureza, que se tornaram exemplo para outros estados. //SONORA HELIO WIRBISKI//

Entre os destaques também estão a retomada dos calendários regulares das competições oficiais, investimentos de 9 milhões de reais em projetos esportivos via incentivo fiscal e a reinauguração do Ginásio do Tarumã, em Curitiba. Em 2022, os Jogos de Aventura e Natureza atenderam 74 modalidades esportivas, contando com a presença de 11.102 atletas participantes e 434 profissionais envolvidos em todos os eventos. O público total somou quase 70 mil pessoas. A fase regional do Paraná Bom de Bola começou em maio, com a participação de 185 municípios. Foram mais de 10 mil atletas e 357 equipes competiram. A primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, realizado no modelo tradicional, reuniu mais de 20 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores. A 34° edição dos Jogos da Juventude do Paraná contou com a participação de 597 equipes de 292 municípios. Mais de 8 mil atletas disputaram 15 modalidades. Os Jogos Universitários do Paraná aconteceram no município de Apucarana. A grande novidade desta edição foi a inclusão dos jogos eletrônicos, os e-Sports, disputados em seis modalidades diferentes. Os vencedores de cada modalidade garantiram vaga para representar o Paraná e as instituições de ensino superior em que estudam na competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário. Alunos-atletas de escolas públicas e privadas do Paraná competiram na edição 68 dos Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola. A competição é exclusiva na modalidade futebol, disputada em duas categorias, de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, ambas no masculino e feminino. No total, foram 5.922 alunos-atletas. A 16° edição dos Jogos da Integração do Idoso foram realizados no Litoral do Paraná, em Guaratuba com 1.286 atletas de 44 municípios e um total de 499 equipes, com atletas de 60 anos completos ou mais. O Litoral recebeu a 2ª edição dos Jogos Abertos Master do Paraná com as modalidades coletivas. Ao todo, participaram 901 atletas de 63 equipes, que competiram em cinco modalidades. A fase regional dos JAPS foi disputada em julho e contou com a participação de 264 municípios com 806 equipes e 12.200 participantes. A segunda edição do Paraná Combate aconteceu no município de Londrina, com a participação de mais de 1.700 atletas e 700 dirigentes e comissão técnica. A 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná aconteceu em Londrina, com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. Depois de atravessar o estado em cinco dias, os participantes do Rally Transparaná encerraram a maior competição off-road de regularidade das Américas em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Desde a largada, em Foz do Iguaçu, os carros e motos passaram por cerca de 60 municípios paranaenses. O Geração Olímpica e Paralímpica completou 11 edições em 2022. Ao todo foram distribuídas 1.160 bolsas para técnicos e atletas de 46 modalidades olímpicas e paralímpicas, divididas em sete categorias. 

Ele conta com o patrocínio exclusivo da Copel, que em 2022 investiu 4 milhões e 750 mil reais para o programa. Nos Jogos da Juventude Brasileiro que aconteceram na cidade de Aracaju, a delegação paranaense conquistou 82 medalhas, dessas, 61 foram de atletas bolsistas do programa. O Paraná ainda foi a sede de diversas competições nacionais e internacionais, como o Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol, Campeonato Mundial de Vôlei Escolar, Jogos Escolares Brasileiros, Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Surfe, Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e abertura da 30ª edição do Rally dos Sertões. Durante 2022, o programa Pedala Paraná instalou 13 novas ciclorrotas, totalizando 450 km. Encerrando 2022, foi reinaugurado o Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Tarumã, em Curitiba. A reforma do espaço, que é um dos ícones do esporte paranaense, recebeu um investimento de aproximadamente um milhão e 300 mil reais do Governo do Estado.