PROVA DO PSS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ TEM 12,74% DE ABSTENÇÃO, DIZ SEED

PROVA DO PSS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ TEM 12,74% DE ABSTENÇÃO, DIZ SEED

Segundo secretaria, mais de 34,3 mil candidatos realizaram a avaliação presencial em 198 locais de prova, neste domingo (10). Processo foi alvo de manifestações do MP-PR diante da pandemia do novo coronavírus.

Em meio a protestos, a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários que vão atuar na rede estadual teve abstenção de 12,74% dos candidatos neste domingo (10), de acordo com a Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (Seed).

Segundo a Seed, mais de 34,3 mil candidatos fizeram a prova em 198 locais de 30 cidades do estado.

A secretaria informou que o gabarito preliminar da prova será divulgado no site da empresa responsável pela aplicação do teste, na segunda-feira (11), às 21h.

A prova aconteceu em meio a protestos de entidades sindicais e do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que chegou a recomendar a suspensão do processo diante da pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, as provas do PSS estavam marcadas para dezembro, mas foram adiadas duas vezes.

De acordo com a Seed, foram respeitadas todas as medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia durante a realização do processo.

Em alguns colégios, candidatos relataram filas e aglomeração na chegada para a prova. Por meio de nota, a Seed disse que os eventos foram isolados e aconteceram porque os candidatos não seguiram os horários marcados para entrada nos locais.

O edital prevê a contratação de 4 mil professores temporários que deverão atuar na rede estadual de educação em 2021. Segundo a secretaria, os salários dos selecionados podem chegar a até R$ 3.720.

FONTE: G1PR