Lesa Pátria: PF cumpre 38 mandados no Paraná e em outros 7 estados

Lesa Pátria: PF cumpre 38 mandados no Paraná e em outros 7 estados

A Polícia Federal está nas ruas na manhã desta terça-feira (18) para cumprir 38 mandados, sendo 16 de prisão e outros 22 de busca e apreensão no Paraná e em outros sete estados do país. No Paraná, uma pessoa foi presa na cidade de Londrina.

É a 10° fase da Operação Lesa Pátria que tem com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições. O prejuízo estimado é de R$ 26,2 milhões nas sedes dos Três Poderes.

Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, são os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Julgamento — Ontem, o ministro do STF Alexandre de Moraes votou para tornar réus 1oo pessoas denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro que depredaram a sede dos Três Poderes. As denúncias foram oferecidas pela Procuradoria-Geral da República em dois inquéritos abertos para identificar os autores intelectuais, incitadores e executores dos crimes. Esses 100 denunciados estão presos.

Ao todo, a PGR já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.