320 presos serão beneficiados pelo indulto de Natal

320 presos serão beneficiados pelo indulto de Natal

Presos do regime semiaberto de Londrina vão ser divididos em dois grupos para deixar a prisão e passar as festas de final de ano com a família.  320 presos serão beneficiados. Metade entre os dias 20 e 29 de dezembro e a outra parte entre 27 de dezembro e 5 de janeiro.

O indulto é concedido para quem está em regime semiaberto há mais de trinta dias. O benefício está previsto na lei de execução penal.

Os presos não poderão sair de casa depois das 21h, nem sair da cidade enquanto estiverem usufruindo do indulto. Cerca 60% dos detentos são de outras cidades da região

Todos os presos do semiaberto estão vacinados. Quando retornarem da casa dos familiares devem ficar 14 dias isolamento, antes de  compartilharem o alojamento com os presos que não saíram da unidade. O objetivo é evitar o risco de surto de covid.

Segundo o Depen, o número de detentos que não voltam do indulto é pequeno, entre quatro e cinco. Esses são considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto quando forem localizados.