Praça de pedágio mais cara do país é uma das primeiras a ter a cobrança encerrada no Paraná

Praça de pedágio mais cara do país é uma das primeiras a ter a cobrança encerrada no Paraná

Praça de pedágio de Jataizinho. Jataizinho,10/10/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

A virada do dia 26 para o dia 27 de novembro marcou o “início do fim” dos atuais contratos de concessão de rodovias no Paraná. À meia-noite, as cancelas de 14 praças de pedágio dos lotes 1, 2 e 3, da Econorte, Viapar e Ecocataratas, foram levantadas, e os motoristas deixaram de pagar as tarifas. Na passagem deste sábado para domingo o mesmo vai acontecer em outras 13 praças, dos lotes 4, 5 e 6, da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia. O encerramento dos atuais contratos foi simbólico, especialmente na região Norte do Paraná, nas proximidades de Londrina. Isso porque a praça de pedágio de Jataizinho possuía as tarifas mais caras do Brasil. O custo partia de 26 reais e 40 centavos, podendo chegar a 150 reais e 50 centavos, nos casos de caminhões com 7 eixos. Uma operação foi coordenada no local pela PRF, Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Militar do Paraná. Durante o final da noite e começo da madrugada, quem passava pela praça de pedágio celebrava o fim de uma cobrança considerada por muitos abusiva, entre eles o enfermeiro Fagner da Costa.// SONORA FAGNER DA COSTA.// Já o contador Samuel Rodrigues destacou que esta é uma chance de realizar a concessão com tarifas menores.// SONORA SAMUEL RODRIGUES.// Houve até quem foi pego de surpresa pelo fim da cobrança. O casal Giovane Gross e Heloísa Cristina chegou às proximidades da praça pouco antes da meia-noite e se surpreendeu com o movimento.// SONORA GIOVANE GROSS.// Com o fim das concessões rodoviárias no Paraná, uma verdadeira força-tarefa foi formada pelas secretarias de Estado da Infraestrutura e Logística, da Saúde e da Segurança Pública, juntamente com a PRF, para a continuidade dos principais serviços que até então eram prestados pelas concessionárias. Para evitar acidentes nas praças de pedágio, um novo fluxo foi organizado, com o tráfego canalizado pelas vias laterais, enquanto as centrais foram bloqueadas. O novo desenho de tráfego foi direcionado pelas PRF e Polícia Rodoviária Estadual. Após decisão judicial, a sinalização desse desvio ficou sob responsabilidade das concessionárias. Segundo o agente da PRF, Renato Alves, que participou da operação desta sexta-feira em Jataizinho, o objetivo é garantir segurança e tranquilidade aos motoristas e evitar transtornos nessa mudança de rotina no local.// SONORA RENATO ALVES.// Com o fim da prestação de serviços por parte das concessionárias, eventuais interrupções na pista por causa de acidentes vão ter suporte da Polícia Militar do Paraná para desobstrução das vias. Neste primeiro momento, vão ser utilizados os guinchos da PM, mas o DER/PR já lançou um edital de licitação para contratação do serviço de guincho mecânico, leves e pesados, até o início das novas concessões. Saiba mais sobre como vão ser realizados os serviços aos usuários com o fim da atual concessão no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)