PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL DÃO MAIS UM PASSO PARA CONECTAR OS ESTADOS COM NOVA PONTE
Os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinaram nesta segunda-feira um convênio para dar início aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a construção de uma nova ponte de dois quilômetros entre os dois estados, ligando o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, a Taquarussu, no estado vizinho. O objetivo é melhorar o escoamento da produção agrícola e atrair novos investimentos. O valor do estudo é de três milhões e 200 mil reais, bancado pela Itaipu Binacional. A assinatura do documento foi realizada durante um encontro com autoridades dos estados no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O Estudo vai apontar as vantagens da implantação dessa nova travessia entre os estados e os impactos no desenvolvimento socioeconômico da região. Ratinho Junior destacou que a nova ponte vai encurtar distâncias, além de fomentar o turismo.
Segundo o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os estados que investem na agroindústria são os que mais crescem economicamente no Brasil e, consequentemente, têm demandado mais investimentos em logística.
Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação da Itaipu, ressaltou a importância da atuação da binacional para criar um novo eixo de desenvolvimento regional e local.
A ponte faz parte de um projeto ainda mais amplo, que inclui a duplicação da BR-376, conhecida como a Rodovia do Agronegócio Brasileiro, pela grande quantidade de caminhões que transportam a safra sul-mato-grossense passando pelo Paraná a caminho do Porto do Paranaguá. A estimativa de custo dessa obra é de cerca de 350 milhões de reais. Para a prefeita de São Pedro do Paraná, Neila de Fatima Fernandes, a ponte também vai contribuir para outras áreas, além do agronegócio.
Saiba mais sobre a nova ponte que vai ligar o Paraná ao Mato Grosso do Sul no site aen.pr.gov.br.
Fonte: AGENCIA ESTADUAL DE NOTICIAS