Endividamento cai no Paraná em agosto, mas continua alto
Pesquisa da Fecomércio Paraná e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o número de endividados caiu no Paraná pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 94,6% em agosto. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de meio ponto percentual. O número de endividados do Paraná só fica atrás do Rio Grande do Sul. Segundo a Fecomércio, isso se deve, entre outros fatores, ao acesso facilitado ao crédito. Pelo menos 86,7% dos paranaenses utilizam o cartão de crédito – principal motivo do endividamento.
Os deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária desta segunda-feira, a lei que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo, segundo o projeto do Governo Estado apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná, é facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos financeiros destinados ao financiamento de políticas públicas que atendam as pessoas com deficiência no Paraná.
O Supremo Tribunal Federal começa a julgar, na quarta-feira, quatro ações penais de acusados de participação nos atos de 8 de janeiro que resultaram na invasão e depredação das sedes da Corte, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília. Dos quatro primeiros a serem julgados, dois são do Paraná. Moacir José dos Santos é de Cascavel e foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto. Já Matheus Lima tem 24 anos e mora em Apucarana. Ele foi preso após invadir o Congresso e tentar voltar para o acampamento em frente ao Quartel do Exército portando um canivete. Gravações e mensagens enviadas por ele mesmo à esposa comprovam a participação na invasão e depredação dos prédios públicos.