Cuidados preventivos com escorpiões em residências
O verão é um período de altas temperaturas, dias chuvosos e úmidos.
Portanto, nesta época, é necessário redobrar os cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente com escorpiões. As Prefeituras do Paraná, através da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população fornecendo informações úteis para que esses cuidados sejam mantidos de maneira adequada.
E também informa quais serviços de acesso ao público estão disponíveis para eventuais casos de perigo ou acidentes envolvendo escorpiões.
Com grande capacidade de adaptação e cada vez mais inseridos nos centros urbanos, conforme apontam especialistas, escorpiões têm uma picada que pode ser fatal aos humanos, representando então uma ameaça real.
O aumento da incidência dessa espécie nas cidades se deve por aspectos como o aquecimento global, uma vez que temperaturas altas contribuem para a sua reprodução e proliferação, favorecendo a busca de abrigo e alimentação.
Além disso, os escorpiões são muito resistentes a produtos químicos utilizados no combate a pragas, o que dificulta a eliminação, e nas cidades ainda encontram redes de esgoto, galerias pluviais e terrenos baldios que são infraestruturas confortáveis para que se abriguem com proteção.
Os escorpiões gostam de locais escuros e são vistos em espaços como terrenos abandonados ou áreas de vegetação sem manutenção, em cemitérios, barracões, construções, em meio a materiais de construção, entulhos e objetos acumulados, onde encontram esconderijos ideais.
No entanto, também aparecem dentro das casas, independentemente da região da cidade, embora em áreas com saneamento básico deficitário a ocorrência seja maior.