CONFIRA INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A DENGUE
A dengue é uma doença febril aguda que pode variar desde casos assintomáticos até complicações graves, com risco de morte. Com o aumento das temperaturas, os casos da doença têm se intensificado no país. Saiba quanto tempo dura a dengue, entenda as fases da doença e aprenda a identificar precocemente os sinais.
A doença, que é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, foi registrada em 170 mil cidadãos brasileiros só no mês de janeiro deste ano, segundo o Ministério da Saúde. Alguns estados estão recebendo alertas e mobilizações contra o mosquito. É necessário prestar atenção nos sintomas que muitas vezes são sinalizados pelo corpo, para que haja um recuperação mais rápida.
Tempo de duração da dengue
A dengue tem em média uma durabilidade de 7 a 10 dias, dependendo da gravidade do estado da vítima. O período pode ser separado em febril, crítica e de recuperação. Dividida em três fases, a extensão de cada uma delas varia de 2 a 3 dias, caso a doença demonstre agravantes ou tenha uma duração além do informado, é hora de ficar alerto e ir ao consultório médico.
Sinais de alarme:
- Vômitos persistentes;
- Dor abdominal;
- Acúmulo de líquidos
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Inconsciência;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa;
- Aumento progressivo do hematócrito.
Fases da doença
A infecção pode surgir de maneira silenciosa, mas na maioria dos casos ela é iniciada com períodos febris de 39° a 40°C, além da febre, vômitos, e dores de cabeça e musculares podem ser notadas pelo paciente. Ao longo dos primeiros dias a fraqueza, olhos sensíveis e coceira na pele são alguns dos efeitos da fase inicial.