Família do senador Sérgio Moro estava sendo monitorada por integrantes do PCC, aponta investigação
A família do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) já estava sendo monitorada desde janeiro por integrantes do PCC suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo. O senador afirmou que era um dos alvos do grupo criminoso. Nesta quarta-feira, uma operação da Polícia Federal prendeu nove pessoas suspeitas de integrarem a facção criminosa que planejava os atos contras as autoridades. O governador Ratinho Júnior (PSD) manifestou solidariedade ao senador e ex-juiz e afirmou que a Polícia Militar do Paraná seguirá fazendo a segurança do parlamentar.
Uma comissão especial de parlamentares do Paraná se reuniu pela primeira vez, nesta quarta-feira, para debater em Brasília o novo modelo de pedágio no estado, que continua indefinido. O encontro foi na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), junto ao diretor-geral Renan Vitalle e técnicos do órgão federal. O objetivo, segundo o grupo, foi discutir o modelo econômico do pedágio, para que ofereça tarifa barata e, ao mesmo tempo, tenha garantia de obras. Após o encontro na ANTT, o grupo teve reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho, para solicitar o apoio do Governo Federal na manutenção das BRs do estado enquanto um novo modelo de pedágio não entra em vigor. Prefeitos do litoral do estado também participaram da reunião.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira, situação de emergência em Bandeirantes. A cidade paranaense foi atingida por enxurradas. No momento, 1489 cidades brasileiras estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido a desastres. Os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.