Bandeirantes decreta estado de calamidade pública após alagamentos
A cidade de Bandeirantes, no norte pioneiro do Paraná, sofreu diversos pontos de alagamento neste domingo. Eles teriam sido provocados pela formação de uma tromba d´agua no Rio Ribeirão Água das Antas e Ribeirão Água do Caixão, de acordo com a prefeitura do município. O rompimento de barreira ou represa foi descartado pela administração municipal. Não há registro de mortos ou feridos. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública. As aulas desta segunda-feira no município estão suspensas. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura estão trabalhando para socorrer as vítimas e prestar assistência aos moradores com a distribuição de marmitas, roupas e medicamentos.
As chuvas causaram estragos também na região metropolitana de Curitiba. As aulas desta segunda-feira foram canceladas na Escola Municipal Nicolau Morais de Castro e na Escola Municipal Rural São Pedro, que ficam no interior do município de Campo Largo. A decisão da Secretaria Municipal de Educação precisou ser tomada após os estragos na região causados pelas fortes chuvas nos últimos dias. A Prefeitura informa também que algumas Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas nesta segunda por causa da falta de energia elétrica.
O prefeito de Pinhão, município no centro-sul do Paraná, José Vitorino Prestes, morreu na madrugada deste domingo. Ele estava internado após ter passado por um procedimento médico em Curitiba. Zé Vitorino, como era conhecido, tinha 70 anos e estava à frente do Executivo Municipal desde 2020. Antes, havia sido prefeito de Pinhão por duas vezes. Em nota, o Governo do Paraná lamentou a morte de Prestes.