Uma aluna da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio

Uma aluna da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio

Uma aluna da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, foi excluída da instituição após processo administrativo disciplinar concluir que ela não é indígena. Jovem ingressou na universidade pelo Vestibular dos Povos Indígenas e diz se considerar indígena por ser casada com um e por morar em aldeia.
**
A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, vai proibir o carnaval de rua no município. A decisão vale para espaços públicos. Segundo a prefeitura, a intenção é evitar ocorrências como a do ano passado, quando jovens tomaram conta de uma rua e dificultaram a passagem de ambulâncias. Um rapaz foi gravado mostrando uma arma para as pessoas. De acordo com a Polícia Militar, um efetivo vai atuar na segurança do carnaval em blitze de trânsito e patrulhamento próximo a bares e casas noturnas.
**
No Paraná, houve um aumento de 24% no número de boletins de ocorrência de importunação sexual registrados em 2022, em relação ao ano anterior. Foram 2.263 casos, 439 a mais do que em 2021. Os números são um alerta para o período de carnaval. O ambiente público, que comumente é o que recebe trios elétricos, blocos e outras atrações no Carnaval, aparece como o segundo local onde mais se registrou esse tipo de crime: 520 boletins de ocorrência. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).