Hemepar pede doações de sangue; unidades abrem em todo o Estado nesta segunda-feira

Hemepar pede doações de sangue; unidades abrem em todo o Estado nesta segunda-feira

Doação de sangue no Hemepar – Curitiba, 14/06/2021 – Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), precisa de doações de sangue de qualquer tipo. Nesta segunda-feira (11), todas as 22 unidades da Hemorrede estão funcionando normalmente. Desde o início da pandemia da Covid-19, as coletas têm diminuído e a demanda por sangue em todo o Paraná se mantém.

“Precisamos do apoio da população para que aqueles que se enquadram nos critérios de doação façam o agendamento e doem sangue. Mesmo com a pandemia, outras doenças continuam infectando os paranaenses, os traumas continuam acontecendo e muitas transfusões ainda são necessárias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PARA DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). 

saiba mais :